top of page
getty_487063216_281291.jpg

1-Remédios interferem em exames laboratoriais?
Alguns, sim. Antes do exame, informe todos os medicamentos que esteja tomando; caso depois se recorde de mais algum, telefone para o laboratório e informe. Antibióticos, anti-inflamatórios e Aspirina, por exemplo, alteram os testes de coagulação do sangue. A Aspirina interfere também na dosagem do T4 (um dos hormônios da tireóide). Aspirina é o nome popular de ácido acetilssalicílico. Ela está presente em muitos analgésicos e antitérmicos (AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Cibalena, Doloxene-A) e em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov). A Dipirona (Novalgina, Neosaldina) interferem na dosagem da creatinina.

​

2-Todos os exames de sangue têm necessidade de jejum?
Nem todos. Hemograma, por exemplo, dispensa o jejum. Glicose geralmente precisa de 8 horas sem alimentação. Para colesterol total e frações e triglicérides é indispensável no mínimo 12 horas (e no máximo 16 horas) sem alimentação. Consulte caso a caso no link Preparativos de Exames na área de Clientes deste site.

​

3- Água quebra o jejum?
Não. Em excesso interfere nos exames de urina. Importante: alimentos líquidos, como leite, café e outros, mesmo sem adoçante, quebram o jejum.

​

4-Como devo me alimentar para que os resultados de triglicerídeos sejam confiáveis?
Você não deve mudar a alimentação habitual nos 15 dias que antecedem o exame. É fundamental jejum de 12 a 16 horas para coleta do sangue. Se uma pessoa com triglicerídeos elevado adota uma dieta severa na véspera do exame, terá um resultado falsamente baixo; por outro lado, alguém que tem valor de triglicerídeos normal e na véspera do exame come uma feijoada apresentará um resultado falsamente alto.

​

5-Esforço físico hora antes dos exames atrapalham os resultados?
Sim, principalmente os de glicose, colesterol total e frações e dosagens hormonais (especialmente prolactina).

​

6-Posso fazer exame de sangue gripado, resfriado ou com febre?
Apenas se os exames destinam-se ao estudo de sintomas relatados; por exemplo, os de gripe. Salvo orientação médica, exames de rotina devem ser feitos com o paciente em seu estado normal.

​

7-Posso fazer exame de sangue no período menstrual?
Sim, todos os exames de sangue. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o exame foi realizado.

​

8-Posso fazer exame de urina no período menstrual?
De preferência, não. O ideal é fazê-lo fora do período menstrual, pois o sangue menstrual pode misturar-se à urina. Caso haja urgência em se fazer o exame, lave a vulva e coloque absorvente interno imediatamente antes de colher a urina.

​

9-Os exames têm que ser feitos sempre de manhã?
Não, desde que os cuidados prévios (jejum e atividade física, por exemplo) sejam observados. Raros são os exames (cortisol, ferro, ACTH) que variam durante o dia e precisam ser colhidos em determinado horário, especificados pelo médico.

​

10-Para colher fezes precisa jejum?
Não. Nem precisa ser a primeira evacuação do dia. É preferível colher em casa, num frasco adequado. Entre em contato por telefone com o laboratório para receber mais instruções.

bottom of page